


SMC de Centralina
Aqui você conhecerá o SMC Sistema Municipal de Cultura da cidade de Centralina, que foi formado nessa ano de 2025. Apesar de a Lei que o institui foi feita em 2011, apenas agora estaremos implantando a gestão dessa Sistema, item obrigatório para uma melhor estruturação da cultura local.
O que é Sistema
Municipal de Cultura?

Um Sistema Municipal de Cultura (SMC) é um conjunto de leis, órgãos e instituições que coordena e promove políticas públicas culturais no município, buscando fortalecer a gestão e democratizar o acesso à cultura. Ele é formado por elementos como o órgão gestor da cultura, o conselho e o fundo de cultura, o plano de cultura e a conferência municipal de cultura, sendo um elo fundamental no Sistema Nacional de Cultura.
​
Principais elementos que compõem o SMC:
-
A estrutura administrativa responsável pela formulação e execução das políticas culturais. Em nossa cidade, temos a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer como o órgão gestor do SMC.
-
Conselho Municipal de Política Cultural:
Um órgão de participação da sociedade civil na tomada de decisões sobre a cultura no município. Esse Conselho foi formado em nossa cidade no dia 17/09/2025 e você pode conhecer os seus membros logo na seção abaixo.
-
Um documento que sistematiza as ideias, metas e estratégias para orientar as ações culturais, incluindo programas e projetos. Esse será o grande desafio para Centralina, porém já está sendo iniciada a sua formulação, que dependerá de toda a comunidade, dos poderes constituídos, do CMPC e de todos os fazedores de cultura para planejarmos as ações e projetos para um período de 10 anos.
-
Mecanismo que reúne os recursos financeiros para financiar programas, projetos e ações culturais no município. Também deverá ser criado em nossa cidade. Com CNPJ próprio, o fundo administrará todos os recursos provenientes de convênios, emendas, doações e recursos próprios do município, a serem investidos na cultura local.
-
Conferência Municipal de Cultura:
Evento que reúne a sociedade para discutir e propor avanços para as políticas culturais. Para o ano que vem deveremos realizar a Conferência Municipal de Cultura, de onde iremos tirar as ideias da comunidade e de todos os interessados para serem implantadas no Plano Municipal.
​
Como o SMC funciona:
-
Institucionalização:
É formalizado por uma lei própria do município, que define seus elementos e funcionamento. A Lei está criada dese 2011. Você a encontra para download na seção abaixo.
-
Coordenação e Cooperação:
O SMC coordena as ações culturais locais e colabora com outros entes federados (estadual e federal) e a sociedade civil.
-
Financiamento:
Garante os recursos necessários para a execução das políticas, por meio do Fundo Municipal de Cultura e do orçamento público.
-
Democratização:
Promove a participação da sociedade nos processos de decisão e no acesso à cultura.
​
Importância do SMC:
-
Fortalece a gestão cultural: Permite uma gestão mais eficiente e integrada das atividades culturais.
-
Fomenta a cultura local: Apoia a valorização e a disseminação da cultura dentro do município.
-
Integração com o Sistema Nacional de Cultura: É um pré-requisito para que o município se integre ao sistema nacional e possa acessar outros recursos e programas.
A criação do SMC de Centralina
O Sistema Municipal de Cultura de Centralina foi criado através da Lei Municipal nº 1.129 de 7 de dezembro de 2011, que cria também o Conselho Municipal de Políticas Culturais, o Sistema de Financiamento e toda estrutura para institucionalizar o SMC.













